• Rioluz investe em soluções anti furtos para minimizar os prejuízos na rede elétrica da cidade
Publicado em 17/10/2022 - 15:40  |  Atualizado em 20/10/2022 - 14:57
Gradis protegendo as luminárias no Túnel Velho / Divulgação Rioluz

Um levantamento feito pela Rioluz em parceria com a sub concessionária Smartluz por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura estima um prejuízo de 3 milhões e 151 mil reais de janeiro a agosto deste ano por conta dos atos de vandalismo na rede elétrica da cidade. Atenta a essa realidade, a prefeitura está implementando diversos projetos especiais anti furtos para minimizar o prejuízo, desde a blindagem das eletrocalhas de passagem de fios, colocação de caixas gradeadas para impedir o furtos de luminárias de LED até a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos.

Linha Vermelha: Substituição de cabos de cobre por alumínio

Em julho, a Rioluz substituiu na Linha Vermelha oito mil metros de cabos de energia de cobre por alumínio, que possui um menor valor de revenda. O valor gasto na troca, financiado em uma parceria público-privada, é de mais de quase R$ 4,5 milhões. A medida foi tomada após, nos primeiros seis meses deste ano, a sub concessionária ter que enviar mais de 290 vezes as equipes técnicas para fazer reparos de furtos na via. No início do ano, a Rioluz já havia concretado as caixas de passagens de fios subterrâneos da via para dificultar as investidas dos criminosos, que passaram a mirar a rede aérea.

Já no túnel Velho que liga os bairros de Botafogo a Copacabana, na Zona Sul, foram colocadas mais de 180 caixas gradeadas em torno das luminárias, evitando os furtos na via.

Mas nem sempre as medidas anti furtos conseguem impedir a ação dos vândalos. Em agosto deste ano, a Rioluz, por meio da sub concessionária Smart Luz, implantou a nova iluminação do túnel Noel Rosa, com 700 projetores em LED (350 em cada túnel) e utilizando uma nova arquitetura antifurto, com o posicionamento dos projetores no eixo central da via e com redes em leitos blindados. No entanto, essas medidas não inibiram a ação de criminosos no túnel. Até hoje, já foram mais de 150 projetores furtados, eventos que ocorrem semanalmente. Até novembro serão instaladas no local, 24 câmeras de vídeo monitoramento e está em elaboração novo projeto antifurto para o túnel.

A Zona Oeste é a região com maior ocorrência de furtos na rede elétrica, segundo o levantamento. Os três primeiros bairros com maior número de registros foram Campo Grande (221 ocorrências), Guaratiba (101), Barra da Tijuca (97), seguido de dois bairros da Zona Norte, Bangu (89) e São Cristóvão (88).

A Região do Maracanã, na Grande Tijuca, também é recorrente na lista das ocorrências. Como uma forma de tentar identificar os vândalos e criminosos que atuam nesta região, a subconcessionária instalou oito câmeras de fiscalização em pontos táticos que permitirão flagrar as investidas dos ladrões e municiar a polícia com informações estratégicas.

Túnel Noel Rosa: Blindagem das caixas de passagem e eletrocalhas

– Esta situação está prejudicando demasiadamente o nosso serviço. Na região do Maracanã tivemos um furto a cada 48 horas. Sabemos que muitos desses delitos são praticados por usuários de drogas. Estamos criando estas soluções paliativas para dificultar a ação dos criminosos e reduzir os prejuízos econômicos – comenta Paulo Cezar dos Santos , presidente da Rioluz.

Essa realidade causa transtornos para os cidadãos que vêem, temporariamente, a iluminação pública interrompida e aos motoristas para trafegar com segurança nas vias. Todos os registros são protocolados mensalmente na Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) com os locais que ocorreram os furtos.

• Endereço Completo do Órgão:
    Endereço: Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22270-000

Atendimento GEM – Gerência de Engenharia Mecânica – 8º Andar
    10h às 12h30.
    13h30 às 16h.

Atendimento Protocolo – Térreo
    10h às 16h.

Atendimento Ouvidoria – 13º andar
    9:30h às 17h

Assessoria de Comunicação (exclusivo para imprensa):
    Flávia Cohen (Coordenadora de Comunicação)
    Vanessa Melo (Assessora de Comunicação)
    Email: ascomrioluz@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Encarregada de Dados: Tamara Ridolph
    E-mail: tamara.ridolph@rio.rj.gov.br