Operação Caça Fios completa um ano na cidade do Rio

• Operação Caça Fios completa um ano na cidade do Rio
Publicado em 30/10/2023 - 10:47  |  Atualizado
Divulgação: Rioluz

Programa coordenado pela Rioluz já retirou mais de 20 toneladas de fios partidos e caídos na cidade

A Operação Caça Fios da prefeitura do Rio completa este mês um ano de atuação com a árdua tarefa de ordenar o emaranhado de fios que se acumulam pelos postes da cidade. Até agora, a Operação já retirou 20 toneladas de fios soltos, partidos e abandonados por concessionárias de telecomunicação e criminosos que praticam furtos de cabos, além de alinhar os fios pendurados e caídos que podem causar acidentes aos pedestres.

– A quantidade de cabos que tem na cidade é muito grande, os eletricistas da Rioluz estão fazendo o possível para ordenar e limpar esses emaranhados de fios. Tem ruas que realmente ficam com outra cara quando passamos, enquanto em outras temos que voltar para refazer, pois tem um outro grande problema que são os furtos de cabos. Estamos trabalhando pesado e tirando muitos fios, é um trabalho de formiguinha que não pode parar – esclarece o presidente da Rioluz, Eduardo Feital.

Diariamente, sete equipes da empresa de iluminação percorrem a cidade para ordenar as fiações que ficam soltas, partidas e caídas no chão em virtude dos constantes furtos de cabos da rede elétrica da cidade e pelo abandono de fiações de telecomunicações desativadas. E a demanda está muito grande. O serviço pode ser pedido pela Central 1746 e o levantamento das ruas mais críticas também é feito pelas subprefeituras que enviam as demandas para a Rioluz, responsável pela execução do serviço.

Antes – Estrada do Gabinal
Depois – Estrada do Gabinal

Os atos de vandalismo aos equipamentos públicos tem sido uma das razões para a fiação desordenada nos postes. Somente de janeiro a setembro, a Rioluz registrou o furto de mais de 600 metros de cabos, o que daria para cabear a estrada Rio – SP, ocasionando um prejuízo de mais de 7 milhões de reais para os cofres municipais.

A operação Caça Fios é uma iniciativa que requalifica e reordena o espaço urbano, tornando-o mais seguro e agradável visualmente. Por onde ela passa, os técnicos da Rioluz registram em imagens um antes e depois, que demonstra como a rua muda e fica muito mais limpa depois de receber o Caça Fios.

Todo material recolhido na Operação Caça-Fios está sendo levado para o depósito de gerência de materiais da Rioluz, em Marechal Hermes, e fica disponível por 30 dias para a empresa recolher. Até agora nenhuma empresa reivindicou o seu material. A Rioluz abrirá um processo administrativo interno para leiloar esses cabos e a verba será revertida para os cofres municipais.