Integridade – A importância do Canal Anticorrupção

• Integridade – A importância do Canal Anticorrupção
Publicado em 02/10/2023 - 11:33  |  Atualizado em 30/10/2023 - 10:26

Na esfera pública, é fundamental incentivar os servidores a denunciar qualquer tipo de irregularidade. A cerca do tema, a prefeitura passou a oferecer um serviço de denúncias de crimes contra a administração pública. Por meio dos canais do 1746, será possível acessar a nova Central Anticorrupção, ligada à Subsecretaria de Integridade Pública da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi).

Serão acolhidas denúncias de corrupção, improbidade administrativa, fraude, suborno, conflito de interesses, favorecimento, nepotismo, desvios de função ou finalidade, discriminação, assédio moral ou sexual, irregularidade em contratos ou licitações, enriquecimento ilícito ou qualquer outra prática criminal cometida por agente públicos, incluindo fornecedores atuando em nome da Prefeitura.

A RIOLUZ tem divulgado amplamente entre os seus servidores esse iniciativa. A Central Anticorrupção é uma das mais importantes medidas da Secretaria. Temos um trabalho de mudança de paradigmas para construir um ambiente hostil à corrupção dentro da Prefeitura do Rio. Não se trata apenas da criação de um canal ou uma medida isolada; é um grande projeto em prol da cidade do Rio de Janeiro.

A Central Anticorrupção se insere no Programa Carioca de Integridade e Transparência – Rio Integridade (Decreto Rio 48.349, de 1º de janeiro de 2021), que tem como fundamento a efetivação, na administração municipal, de práticas de integridade pública, por meio de governança e conformidade; de transparência integral; de gestão de dados e de governo digital. O Rio Integridade é baseado em três pilares de ação para eficiência e mitigação de riscos: prevenção, detecção e responsividade. A missão do programa é impedir desvios de dinheiro e outros recursos, mas também coibir desvios de finalidade.

A transparência e o respeito as leis são princípios éticos e mostra como a RIOLUZ valoriza a Integridade Pública.

Presidente da RIOLUZ
Eduardo Feital