Rioluz entrega reforma do plano inclinado Santa Marta

Publicado em 28/07/2023 - 14:41  |  Atualizado
Crédito: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Investimento chega a R$ 1 milhão e irá beneficiar cinco mil pessoas por dia

A Prefeitura do Rio entregou, nesta quinta-feira (27/7), a reforma do plano inclinado da comunidade Santa Marta, que foi totalmente modernizado, com a substituição dos chassis, novas cabines com espaço para transporte de materiais, reforma nas cinco estações, entre outras intervenções. O investimento é de quase R$ 1 milhão. Administrado pela Rioluz, o equipamento é composto por dois trechos, o  primeiro foi entregue aos moradores em abril.

– Estar aqui é uma grande alegria e satisfação, entregando este aparelho público para toda a comunidade Santa Marta. Estamos inaugurando hoje o segundo trecho, que inclui as estações 3, 4 e 5. Três meses atrás, entregamos o primeiro trecho. Conseguimos transportar 16 passageiros por viagem, com um compartimento separado para carregar entulho de obras, compras, etc – disse o presidente da Rioluz, Eduardo Feital.

Após pedidos dos moradores, a Rioluz licitou a reforma total no plano inclinado, que foi construído acompanhando a geografia do terreno da comunidade Santa Marta. Por isso, o trajeto é dividido em dois trechos: o primeiro compreende as estações 1, 2 e 3. Na terceira estação, o passageiro faz uma baldeação para chegar às estações 4 e 5, que compõem o segundo trecho.

– O plano inclinado é importante para os moradores da comunidade Santa Marta, mas também fomenta o turismo no local – comentou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Presidente da Rioluz, Eduardo Feital

O plano inclinado transporta, aproximadamente, cinco mil pessoas por dia, e as novas cabines podem comportar até 16 passageiros por viagem. O transporte é gratuito e funciona todos os dias, das 6h à meia-noite.

Sobre o plano inclinado

Inaugurado em maio de 2008 pelo governo do estado, o plano inclinado fez parte das obras de urbanização da comunidade e foi muito aguardado pelos moradores, principalmente aqueles que moram no topo da favela e precisavam subir cerca de 1.300 degraus. Além da acessibilidade para idosos e deficientes, o plano também serve para retirar o lixo. O bondinho do Santa Marta, que também é considerado um equipamento turístico, passou a ser administrado pela Prefeitura do Rio, por meio da Rioluz, em outubro de 2015.

Crédito: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Moradores elogiam a reforma do equipamento

Os moradores do Santa Marta comemoraram a reforma do plano inclinado. O porteiro Cristiano Martins, de 35 anos, comentou que agora não vai mais precisar subir o morro a pé, principalmente nos dias em que faz compras para casa.

– O plano inclinado é um benefício maior para os idosos, pois sabemos que a comunidade é bastante íngreme, com muitas escadas. Até mesmo eu, que sou mais novo, não tenho mais condições de ficar subindo e descendo toda hora. Tem dia que eu até subo a pé, mas  demoro uns 40 minutos. Já no plano inclinado levo só uns 10 minutos para chegar em casa – disse Cristiano, que mora na altura da estação 4.

Já Cileide Macedo dos Santos, que vive na comunidade há 47 anos, disse que o transporte é essencial para a população, principalmente os idosos.

– Achei maravilhosa essa reforma do plano inclinado, porque é um benefício que faz muita falta. Nós carregamos tudo para descer ou para subir: botijão de gás, compras, etc. Eu uso muito para ir ao médico e ao mercado. Quando a pessoa está doente, é muito ruim ter que descer as escadas, muitas vezes de cadeira. Temos muitas pessoas idosas lá para cima que necessitam desse bonde – disse a moradora.

• Endereço Completo do Órgão:
    Endereço: Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22270-000

Atendimento GEM – Gerência de Engenharia Mecânica – 8º Andar
    10h às 12h30.
    13h30 às 16h.

Atendimento Protocolo – Térreo
    10h às 16h.

Atendimento Ouvidoria – 13º andar
    9:30h às 17h

Assessoria de Comunicação (exclusivo para imprensa):
    Flávia Cohen (Coordenadora de Comunicação)
    Vanessa Melo (Assessora de Comunicação)
    Email: ascomrioluz@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Encarregada de Dados: Tamara Ridolph
    E-mail: tamara.ridolph@rio.rj.gov.br