Lei Geral de Proteção de Dados

• Lei Geral de Proteção de Dados
Publicado em 20/12/2022 - 11:53  |  Atualizado em 13/09/2024 - 14:37

Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – nº 13.709/2018 – foi criada para proteger os dados pessoais no Brasil, estabelecendo direitos ao titular e regras para que o tratamento das informações seja feito de forma correta, garantindo mais proteção e transparência a esses processos.

A lei se aplica a qualquer pessoa, física ou jurídica (pública ou privada), que lide com dados pessoais, sendo um dos grandes marcos referente à proteção e privacidade de dados no país.

No município do Rio, além da LGPD, há outras legislações vigentes sobre o tema: Decreto Rio nº 49.558/2021 e as Resoluções Segovi nº 91 e 93/2022.

Para estar em consonância com essas legislações, a Rioluz nomeou dois colaboradores para serem encarregados de dados:

Encarregada de Dados: Tamara Ridolph

Suplente: Pedro Mendes

Eles têm como atribuições principais:

• Liderar a implantação do Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (PGPPDP) do município do Rio no âmbito da Rioluz;
  • Fornecer informações sobre o tratamento de dados realizado na Rioluz;
  • Receber comunicações dos titulares de dados, prestando esclarecimentos e adotando as providências necessárias;
  • Coordenar os trabalhos do Comitê de Privacidade e Proteção de Dados na implantação do PGPPDP, bem como na elaboração dos instrumentos pertinentes; dentre outras.

Comitê de Privacidade e Proteção de Dados

A Rioluz instituiu o seu Comitê de Privacidade e Proteção de Dados em junho 2024, sendo formado por 11 integrantes de diferentes setores da empresa. O grupo tem como atribuição principal apoiar o trabalho dos encarregados de dados na implantação do PGPPDP do município do Rio.

Comitê de Privacidade e Proteção de Dados – Rioluz 2024

Canal de Atendimento ao Titular de Dados

Para informações sobre o tratamento de dados pessoais pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro:
Portal: 1746.rio – Proteção de Dados
Aplicativo: Android ou iOS
Telefone: 1746
WhatsApp: (21) 3460-1746
O cidadão também poderá solicitar informações diretamente por e-mail ao encarregado de dados pessoais da Rioluz: tamara.ridolph@prefeitura.rio

Requisição sobre os dados pessoais tratados pela RIOLUZ

Acesse os documentos elaborados pela Rioluz  relativos ao Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (PGPPDP) – Rioluz.

Caso tenha dúvidas sobre o nosso Aviso de Privacidade ou Termo de Uso, bem como se precisar fazer alguma solicitação relacionada à proteção de seus dados pessoais e sua privacidade, utilize este formulário, que deverá ser encaminhado diretamente para nossa Encarregada de Dados, pelo e-mail tamara.ridolph@prefeitura.rio

Prazos estabelecidos pela RESOLUÇÃO SMTDI Nº 7, DE 31 DE MARÇO DE 2023

Cronograma PGPDP V3

Cronograma Mapeamento Instrumentos Jurídicos v1